Por incrível que pareça existem técnicas que nos ajudam a alterar tudo e mais alguma coisa, quem pensou que se podia substituir uma decoração já comprada em metal por um pedaço de cartão em tons metálicos que parece real? Pois bem é possível e vou vos transmitir as técnicas que vou reunindo e que achar mais interessantes nesta minha busca por algo diferente.
As vezes queremos dar um toque diferente a uma determinada coisa e porque não atribuir a um simples papel que contem apenas a forma de uma roldana metálica ou um placa metálica a um papel realmente com a textura e a cor metálica?
Isso pode ser feito e vou explicar como é possível.
Que materiais precisamos para fazer este efeito?
- Pedaço de Cartão com a Forma Desejada (pode ser qualquer tipo de cartão, pode ser até um simples pedaço de uma embalagem qualquer, mas convém que o lado em que iremos trabalhar não tenha muita cor viva. Depois pode ser cortado ou manualmente ou usando alguma ferramenta de corte que podemos encontrar para este efeito em qualquer lado.)
- Tinta Transparente (Recomendamos aqui uma tinta transparente pois a ideia não é pintar mas dar uma base húmida ao papel para que depois o pó metálico agarre. Será depois este mesmo pó que irá dar a cor pretendida ao nosso objeto)(exemplo de produto)
- Embossing Powder com Tons Metálicos (Não sei ao certo a palavra para traduzir este termo mas consiste num pó de relevo que irá melhorar o seu aspeto final. Normalmente irá ter ação através do calor) (exemplo de produto)
- Secador de Cabelo (Pode ser um secador de cabelo ou qualquer outra coisa que largue calor, a ideia é ser usado para derreter o embossing powder para sobressair os pormenores da tinta e dar um aspeto mais real)
Como dar então um ar metálico a um pedaço de cartão?
- Começamos então por colocar o nosso Pedaço de Cartão, já com a forma pretendida em cima da mesa (lembre-se de colocar um papel por baixo para evitar estragar a supercie da bancada ou mesa). Antes de aplicar qualquer coisa devemos começar por misturar bem o nosso Embossing Powder para que o aspecto seja melhor e os vários tons se misurem. Podemos também ir buscar uma pequena folha normal que iremos utilizar para reaproveitar o pó que não usarmos
- Depois de termos a nossa bancada preparada podemos então começar a fazer a nossa decoração. Começamos por aplicar a tinta transparente em todo o nosso cartão (podemos facilmente saber onde ja aplicamos e onde falta de forma a que a superficia toda fique coberta). Depois devemos passar para um papel normal onde colocamos por cima o nosso pó de embossing e depois retiramos o nosso cartão, virando ligeiramente para que caia o excesso de pó na nossa folha de papel. Pousamos então de lado o nosso cartão e usamos a folha por cima da qual fizemos este processo para devolver os pozinhos que sobraram.
- Agora, já com o nosso cartão coberto com o nosso pó de relevo vamos usar o secador de cabelo
tro equipamento qualquer que desejar para derreter a camada de pó no nosso cartão para lhe dar um aspeto mais real. Podemos ver um exemplo de como fica depois na imagem ao lado embora a qualidade da imagem não seja a melhor. Devemos então agora deixar o nosso cartão descansar, não devemos tocar logo pois este estará muito quente, podemos associar o seu aspeto logo a seguir a cola quente.
- Para um aspeto diferente podemos repetir o processo mas tendo sempre em atenção que devemos de deixar arrefecer antes de voltar a repetir o processo. Podemos não derreter nas camadas seguintes todo, podemos optar por seguir quando vemos que começa a derreter, não deixando derreter tudo. E o que irá acontecer é que as camadas de baixo vão começar a aquecer de novo e irão integrar os pós da camada de cima mas dando um relevo especial. Não se esqueçam que para obter este aspeto tem de seguir em frente quando começar a derreter nos cantos.
- Deve para quando decidir que o aspeto lhe agrada e pronto aqui está como se faz.
Sem comentários:
Enviar um comentário